Thursday, 10 June 2010

Quem é Christabel King?

Para aqueles que ainda não tiveram o prazer de conhecê-la, aqui vai um pouquinho de informação sobre a Christabel.
Falei com ela que gostaria de colocar algumas informações sobre ela aqui e ela, com seu jeito bastante inglês, me pediu para manter essa postagem em "low profile", o que é absolutamente difícil quando se trata de alguém como ela!!!! Mas vou tentar....

Christabel Frances King nasceu em Londres. Ela se graduou em Botânica pela Universidade de Londres e etudou Ilustração Científica na Universidade de Middlesex. Ela fez sua primeira prancha para a Curtis´s Botanical Magazine (o periódico de Botânica publicado initerruptamente há mais tempo - desde 1787!) em 1975 e tem produzido pranchas maravilhosas desde então para esta publicação. Hoje ela é parte do comitê editorial deste periódico. Ela também participa de publicações de monografias, tais como as monografias dos gêneros Galanthus, Lewisia, Echinisereus e Lavandula.
Seu gosto por viagens pode ser avaliado pelos diferentes locais onde já esteve: Nepal, viajando pelo Himalaia, Uganda, em uma excursão em 1987, pelas montanhas Ruwenzori, para pintar a flora afro-alpina (este trabalho foi publicado no livro "As Montanhas da Lua da África" de Guy Yeoman.
Em 1989 ela foi agraciada com o prêmio Jill Smythes de Ilustração Botânica, dado pela Sociedade Linneana de Londres, da qual ela também faz parte.
Desde 1990 ela é a tutora dos ganhadores da bolsa artística da Fundação Botânica Margaret Mee, no royal Botanical Gardens - Kew, Londres. Isso a faz resposável pela formação e aperfeçoamento de um grande número de ilustradores botânicos brasileiros, que têm cotinuado com esta tradição, e formado por sua vez uma nova geração de ilustradores de nossa flora e fauna.
Lucy Smith, Christabel King e eu

Christabel já esteve no Brasil antes. A primeira visita foi em 1994, quando ministrou cursos em São Paulo, Rio de Janeiro e na  Floresta Nacional de Caxiuanã (entre os rios Xingu e Anapú, no Pará). Sua segunda visita foi em 2003. Nesta oportunidade ministrou cursos em Brasília, Curitiba e São Paulo.
Após o curso em Brasília fez uma rápida visita à Chapada dos Veadeiros, onde agora terá oportunidade de voltar.

No comments:

Post a Comment