Monday, 21 June 2010

Jenevora Searight

Nosso grupo está aumentando, em quantidade e QUALIDADE!
Ontem (20 de junho) tive a boa notícia que Jenevora Searight também vi nos acompanhar no workshop da Chapada.
Nesta foto vemos Jenevora (direita) e Christabel (esquerda). Estávamos em Devizes, Wiltshire, na casa de Jenevora prestes a jantar! Sim jantar, apesar da luz lá fora, era verão.....










Jenevora ilustra tanto na área de botânica quanto na ornitologia. Esta imagem das Dendocygna viduata eu achei em um um blog (http://etiennedemonte.blogspot.com/)
Vale a pena dar uma olhadinha na outras imagens do blog.




Nesta imagem vemos a prancha de uma Iris foetidissima que ganhou um prêmio em uma exposição da ASBA (American Society of Botanial Artists) em 2003

Thursday, 10 June 2010

Quem é Christabel King?

Para aqueles que ainda não tiveram o prazer de conhecê-la, aqui vai um pouquinho de informação sobre a Christabel.
Falei com ela que gostaria de colocar algumas informações sobre ela aqui e ela, com seu jeito bastante inglês, me pediu para manter essa postagem em "low profile", o que é absolutamente difícil quando se trata de alguém como ela!!!! Mas vou tentar....

Christabel Frances King nasceu em Londres. Ela se graduou em Botânica pela Universidade de Londres e etudou Ilustração Científica na Universidade de Middlesex. Ela fez sua primeira prancha para a Curtis´s Botanical Magazine (o periódico de Botânica publicado initerruptamente há mais tempo - desde 1787!) em 1975 e tem produzido pranchas maravilhosas desde então para esta publicação. Hoje ela é parte do comitê editorial deste periódico. Ela também participa de publicações de monografias, tais como as monografias dos gêneros Galanthus, Lewisia, Echinisereus e Lavandula.
Seu gosto por viagens pode ser avaliado pelos diferentes locais onde já esteve: Nepal, viajando pelo Himalaia, Uganda, em uma excursão em 1987, pelas montanhas Ruwenzori, para pintar a flora afro-alpina (este trabalho foi publicado no livro "As Montanhas da Lua da África" de Guy Yeoman.
Em 1989 ela foi agraciada com o prêmio Jill Smythes de Ilustração Botânica, dado pela Sociedade Linneana de Londres, da qual ela também faz parte.
Desde 1990 ela é a tutora dos ganhadores da bolsa artística da Fundação Botânica Margaret Mee, no royal Botanical Gardens - Kew, Londres. Isso a faz resposável pela formação e aperfeçoamento de um grande número de ilustradores botânicos brasileiros, que têm cotinuado com esta tradição, e formado por sua vez uma nova geração de ilustradores de nossa flora e fauna.
Lucy Smith, Christabel King e eu

Christabel já esteve no Brasil antes. A primeira visita foi em 1994, quando ministrou cursos em São Paulo, Rio de Janeiro e na  Floresta Nacional de Caxiuanã (entre os rios Xingu e Anapú, no Pará). Sua segunda visita foi em 2003. Nesta oportunidade ministrou cursos em Brasília, Curitiba e São Paulo.
Após o curso em Brasília fez uma rápida visita à Chapada dos Veadeiros, onde agora terá oportunidade de voltar.